Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Publicado acórdão sobre caso Paiol de Telha

    Ministério Público Federal defende reconhecimento de área quilombola

    Ministério Público Federal defende reconhecimento de área quilombola

    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) publicou acórdão referente à decisão da Corte Especial sobre a constitucionalidade do Decreto nº 4.887/03, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades de quilombos. A arguição de inconstitucionalidade foi suscitada em processo referente à área denominada Paiol de Telha, localizada em Reserva do Iguaçu, no Paraná, cuja controvérsia será agora analisada pela 3ª turma do TRF4 – o Ministério Público Federal defende o reconhecimento da área como terra de quilombos.

    No acórdão, os magistrados registraram entendimento semelhante ao apresentado pelo MPF no parecer e na sustentação oral do caso: o Decreto 4887 encontro apoio no artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórios (ADCT), na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e no artigo 21 do Pacto de São José da Costa Rica, este último que o TRF4 vem aplicando em inúmeros casos semelhantes. “Como direito fundamental que é, o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias guarda aplicabilidade imediata. 'Princípio é imperativo. Princípio está no mundo jurídico. Princípio é mais do que regra. Não teria sentido exigir complementação para um princípio que é mais do que uma regra e que contém a própria regra'”, registra o acórdão.

    Da mesma forma, a Corte reconheceu que a desapropriação de terras, um dos pontos questionados na inicial da ação civil pública (veja histórico abaixo), “já está regulamentada em lei, que prevê o uso do instituto por interesse social, ausente qualquer vedação a seu uso no alcance do escopo constitucional inarredável de preservar e proteger o quilombo; ou o remanescente de quilombo”.

    A expectativa do MPF é que agora, na análise do mérito do caso, ou seja, o processo administrativo de reconhecimento do Paiol de Telha como terra tradicional remanescente de quilombos, a decisão da 3ª turma também seja favorável à comunidade.

    Histórico – O caso foi parar na Justiça quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) notificou os proprietários de imóveis da localidade com o objetivo de levantar dados e informações para reconhecer o território denominado Paiol de Telha e identificá-lo como terra tradicional ocupada por quilombos. Para evitar o procedimento, a Cooperativa Agrária Agroindustrial Entre Rios e os produtores que atualmente são proprietários da maior parte das terras da localidade propuseram ação sustentando a inconstitucionalidade do Decreto nº 4887 e solicitando o encerramento do procedimento iniciado pelo INCRA, bem como a proibição de instauração de qualquer outro ato administrativo com a mesma finalidade. O pedido foi concedido pela 11ª Vara Federal de Curitiba.

    A comunidade quilombola, com a assessoria jurídica da ONG Terra de Direitos, recorreu ao TRF4. A arguição de inconstitucionalidade do decreto foi novamente suscitada, dessa vez na 3ª turma do Tribunal, e teve de ser analisada pela Corte Especial. A primeira sessão ocorreu em 28 de novembro de 2013, onde pedido de voto vista adiou a decisão. A conclusão veio na sessão seguinte, em 19 de dezembro de 2013: 12 votos pela constitucionalidade do decreto, dois pela inconstitucionalidade e um pela inconstitucionalidade parcial. Agora, o mérito da questão será analisado pela 3ª turma do TRF4.

    Acompanhe o caso: Apelação/Reexame Necessário Nº 5014982-48.2011.404.7000

    Assessoria de Comunicação

    MPF | Procuradoria Regional da República da 4ª Região

    Fones: (51) 3216 2015 - 2016 - 2017

    E-mail: // ' ); // ]]> Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. // ' ); // ]]> Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. // ' ); // ]]>

    Twitter: mpf_prr4

    • Publicações502
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/publicado-acordao-sobre-caso-paiol-de-telha/112342528

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)